S. Cristóvão - Sítio de Interesse Público

Foi recentemente publicado em Diário da República a Portaria que classifica o Recinto Megalítico de S. Cristóvão como Sítio de Interesse Púbico pelo Ministério da Cultura.

O Recinto Megalítico de S. Cristóvão faz parte do conjunto megalítico do planalto de S. Cristóvão, na serra de Montemuro, que se distingue pela sua raridade, antiguidade e importância científica, fazendo deste sítio um valor patrimonial de excepção, merecedor de reconhecimento e protecção legal.

Este Recinto faz parte do conjunto megalítico do planalto de São Cristóvão, na serra de Montemuro, num local de grande beleza paisagística. Trata-se de cromeleque com cerca de 40 monólitos, que constitui um dos poucos vestígios monumentais sobre viventes das sociedades neolíticas da região e é por isso um documento de maior importância para o conhecimento do período Pré-Histórico. A raridade, antiguidade e importância científica do sítio, fazem dele um valor patrimonial de excepção, merecedor de reconhecimento e protecção legal.

A Junta de Freguesia de Felgueiras, congratula-se com esta decisão, que valoriza e coloca a Freguesia na rota Nacional dos Sítios de Interesse Público, o que constitui mais um marco importantíssimo, marcante e de notável valor turístico para a nossa terra.